Bosch Tech Day 2024: Com o software a Bosch está também a criar “Tecnologia para a vida"
Software como força motriz das inovações em todos as áreas

- CEO da Bosch, Dr. Stefan Hartung: “O software nos nossos produtos é uma tecnologia ‘Invented for life,’ que melhora a vida dos nossos clientes.”
- Objetivo de negócio: até o final da década, a Bosch quer gerar vendas na casa dos mil milhões com software.
- Equipa forte e competente: mais de 48.000 colaboradores estão envolvidos em engenharia de software – 42.000 deles no setor de negócios da Mobilidade.
- Dr. Markus Heyn: “Estamos no início da Era do veículo definido por software.”
- Hardware essencial: com computadores modernos para veículos, a Bosch gerou vendas de cerca de 4 mil milhões de euros apenas nos últimos três anos.
Renningen, Alemanha – Na Bosch, programação é a palavra de ordem: o fornecedor de tecnologia e serviços está a expandir o seu negócio com software e serviços. Até o final da década, a Bosch quer gerar vendas na casa dos mil milhões com software. “Há já bastante tempo que a Bosch também é uma empresa de software”, afirma Dr. Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Bosch, no Bosch Tech Day 2024, que decorreu em Renningen. “Em toda a empresa, a nossa ampla experiência em diversas áreas permite-nos incorporar linhas de código diretamente nos produtos. O software nos nossos produtos é uma tecnologia ‘Invented for life’, que melhora a vida dos nossos clientes.”
O software da Bosch já pode ser encontrado em muitas áreas, incluindo as linhas de produção de grandes empresas industriais, muitas oficinas de reparação de automóveis e equipamentos médicos. Este software alerta os condutores sobre veículos na contramão, protege bens valiosos, controla a tecnologia de edifícios e já funcionou no espaço, na ISS. Ao todo, 48.000 colaboradores trabalham como programadores de software na Bosch, desses 42.000 estão dedicados apenas ao setor de negócios da Mobilidade. "O avanço triunfante do software revolucionará fundamentalmente a indústria automóvel", afirma Hartung. "No futuro, os carros serão integrados de forma contínua no mundo digital. Como resultado, serão mais do que qualquer outra coisa - atualizáveis", acrescenta Dr. Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente do setor de negócios da Mobilidade. Os automóveis vão receber novas funções não ao visitar uma oficina de reparações, mas sim através de atualizações de software "over the air". Segundo Markus Heyn, “a tecnologia Bosch fará com que os automóveis envelheçam mais devagar.” E isto não se aplica apenas os carros. Camiões, motocicletas e e-bikes também vão receber novas funções de segurança e conveniência via atualização. Desde o lançamento do sistema inteligente para e-bikes no final de 2021, a Bosch lançou aproximadamente 70 novas funcionalidades e modificações através da aplicação eBike Flow – a partir de uma ferramenta de alarme e rastreamento a novos modos de condução.
Explorar o potencial do software para além das fronteiras da empresa
Software e serviços digitais tornaram-se os pilares do sucesso empresarial na Bosch – são a força motriz e facilitadores da inovação para além das fronteiras da empresa e do setor. Com o seu amplo conhecimento de domínio e experiência em mobilidade, fabricação e tecnologia de edifícios, a Bosch é procurada como parceira pelas empresas que tradicionalmente lideram o campo das TI. “Para explorar o enorme potencial do software e da IA, precisamos de parcerias. Quase nenhuma empresa consegue gerir isso sozinha. Nesse contexto, o software de código aberto oferece uma forma especialmente útil de reunir experiência além das fronteiras da empresa, economizar custos e criar soluções padronizadas”, explica Hartung.
Os decisores políticos podem também desempenhar um papel importante: no campo da inteligência artificial, que se tem vindo a tornar cada vez mais importante para o desenvolvimento de software, as empresas necessitam de certeza de planeamento. Isto vale também para o AI Act aprovado recentemente pela União Europeia. “A UE deve agora traduzir rapidamente o AI Act em padrões, pois, embora a regulamentação seja necessária, não deve desnecessariamente acelerar o ritmo da tecnologia”, reforçar Hartung.
A era da mobilidade definida por software começa aqui
Na indústria automóvel, a nova tendência tem um nome: veículo definido por software. O software está a tornar-se cada vez mais o ponto de partida para projetar e desenvolver novos modelos de veículos. Um estudo recente da McKinsey estima que o mercado global de software e eletrónica automóvel irá atingir os 462 mil milhões de dólares até 2030. A partir de 2023, a participação de software em veículos vai triplicar. A Bosch quer fazer parte desse mercado em crescimento e continuar a ser a parceira preferida das construtoras automóveis em todo o mundo. "Estamos no início da era do veículo definido por software", diz Heyn. "Para a Bosch, isso é uma boa notícia, porque podemos fazer as duas coisas: hardware e software. Somos uma das poucas empresas totalmente proficientes na interação entre eletrónica automóvel e a cloud." Com soluções de software e serviços como o Vehicle Health, por exemplo, a Bosch ajuda os operadores de frotas a evitar quebras de veículos e a aumentar a eficiência. E especificamente para empresas de logística, a plataforma digital Bosch L.OS facilita a digitalização e simplifica toda a cadeia de operações. Além disso, a Bosch desenvolveu um software especial que permite que os veículos parem de forma ultra suave, completamente sem solavancos, como se um motorista profissional estivesse ao volante. Com esta função “eBrake to Zero” da Bosch, não só a travagem no trânsito de pára-arranca é mais agradável e relaxante, como o risco de enjoo por parte dos ocupantes pode também ser reduzido. “Podemos garantir uma condução de pára-arranca sem solavancos com um software que permite travar tão suavemente quanto um motorista profissional”, reforça Heyn.
A mobilidade definida por software andará também de mãos dadas com uma arquitetura de veículo em mudança: longe de uma arquitetura de TI e eletrónica específica de domínio, passamos para uma arquitetura que é centralizada e de domínio cruzado, com apenas alguns computadores e sensores que são, no entanto, muito poderosos. Atualmente, há cerca de cem unidades de controlo de vários fabricantes a funcionar num automóvel. Num futuro veículo definido por software, as funções de controlo serão executadas por menos de uma dúzia de computadores de veículo. Para conseguir isso, funções específicas de domínio terão de ser combinadas em computadores de veículo modernos. Neste contexto, a Bosch e a Qualcomm apresentaram em conjunto, no início deste ano, um novo computador de veículo. Pela primeira vez, um computador de veículo combina funções de infotainment e assistência ao condutor. Para as construtoras automóveis, isso significa não apenas uma redução no espaço de instalação, cabos e peso, mas também, e mais importante, custos mais baixos. Só no que diz respeito às unidades de controlo, a economia alcançada pela fusão de infotainment e assistência ao motorista pode chegar a 30%. Com computadores de veículo avançados em geral, a Bosch já está no caminho do sucesso: nos últimos três anos, a empresa gerou vendas de cerca de 4 mil milhões de euros com estes dispositivos.
Contudo, quer sejam cem ou uma dúzia, os diversos computadores e pacotes de software num automóvel necessitam de estar em rede uns com os outros, para que possam comunicar-se para além dos limites da marca. A ETAS, uma subsidiária da Bosch, fornece o middleware para isso – o software de tradução entre os componentes físicos do veículo e o seu software de aplicação, mesmo que sejam concebidos por fornecedores diferentes. Tal como praticamente não existe hoje em dia um automóvel que não tenha uma peça Bosch, no futuro não haverá carros nas estradas que não tenham linhas de código Bosch.