Auto Shanghai: Bosch apresenta novo software e hardware para condução assistida e automatizada
Novo sensor de radar com chip de computação próprio da Bosch (SoC) e pacotes flexíveis de soluções ADAS

- A família de produtos ADAS da Bosch é um sistema modular flexível para assistência à condução. A Bosch irá equipar os primeiros carros na China a partir de meados de 2025.
- A Bosch é o primeiro fornecedor de nível 1 (Tier 1) a apresentar um novo sensor de radar com design totalmente desenvolvido internamente e com o seu próprio sistema-em-chip (SoC).
- O futuro portefólio para assistência à condução e condução automatizada é complementado por uma câmara multifunções de nova geração e uma unidade de sensores inerciais.
Lisboa, Portugal - Na Auto Shanghai deste ano, a Bosch está a apresentar o seu extenso portfólio de soluções para condução e estacionamento assistidos e automatizados. Inclui funcionalidades de software e componentes de hardware que o grupo tecnológico está a alinhar com as expectativas dos condutores locais e que podem ser facilmente personalizados para diferentes necessidades dos clientes. Com o seu sensor de radar, a Bosch é o primeiro fornecedor de Nível 1 numa escala mundial a inovar, desenvolver e fabricar todo o produto internamente. A característica especial: o sensor tem um chip de computação especialmente desenvolvido pela Bosch – conhecido como SoC – que combina alta capacidade de computação com a menor pegada possível. O sensor de radar integra-se no sistema modular recém-desenvolvido da Bosch para condução assistida e automatizada: a família de produtos ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) da Bosch oferece uma espécie de ecossistema de software, sensores e serviços, bem como os computadores de alto desempenho adequados. Os clientes podem aproveitar isto e utilizar de forma flexível as soluções abrangentes para vários mercados e segmentos de veículos – desde pequenos carros de baixo custo até modelos premium de elevada performance. O objetivo: a Bosch pretende permitir que os fabricantes em todo o mundo introduzam as funções de assistência ao condutor no mercado de massas de forma mais fácil, rápida e económica. Uma nova geração da câmara multifunções e da unidade de sensor inercial para a localização precisa de veículos assistidos e automatizados complementam o portfólio de sensores.
"Com a nova família de produtos ADAS da Bosch, estamos a oferecer soluções económicas para a condução assistida e automatizada com os habituais altos padrões de qualidade e segurança. Temos o software e o hardware certos para funções de assistência ao condutor, desde carros pequenos a veículos do segmento médio e premium. Isto permite que os fabricantes de automóveis integrem funções de forma rápida e fácil nos seus veículos e as lancem no mercado muito rapidamente", afirma Christoph Hartung, Presidente da divisão de Cross-Domain Computing Solutions na Robert Bosch GmbH.
Nova família de produtos ADAS da Bosch em três variantes de equipamento
Os sistemas avançados de assistência ao condutor ajudam a aumentar a segurança e o conforto na estrada. Por exemplo, fornecendo ao condutor apoio direcionado durante tarefas de condução monótonas e cansativas. A Bosch tem muitos anos de experiência com sistemas de assistência ao condutor, o seu desenvolvimento e integração no veículo. É necessário um profundo conhecimento de cada área do veículo para uma implementação ideal. Com esta experiência, a Bosch está a reposicionar a família de produtos ADAS. Permite a condução e o estacionamento assistidos até ao nível 2 da SAE, satisfazendo assim a procura predominante no mercado. A Bosch oferece a família de produtos ADAS em três variantes: para o segmento de entrada, o segmento médio e o segmento alto. As variantes diferem dependendo do âmbito do software, do número e combinação de sensores e da capacidade de computação necessária.
A harmonização perfeita destes componentes individuais facilita a integração do sistema. A Bosch dá aos fabricantes de automóveis acesso rápido e descomplicado aos sistemas de assistência ao condutor, permitindo-lhes acelerar significativamente o tempo de desenvolvimento dos seus veículos. A Bosch leva os seus componentes de hardware e software para o mercado tanto como uma solução sistémica completa como separadamente uns dos outros, como é o caso no desenvolvimento de veículos modernos. Isto proporciona maior alcance, uma vez que os componentes individuais das três variantes podem ser trocados e combinados de forma flexível, conforme necessário. Consequentemente, os fabricantes têm mais liberdade para integrar os sistemas de assistência ao condutor nos seus carros numa base específica da marca. A Inteligência artificial pode ser encontrada em toda a família de produtos ADAS da Bosch. A Bosch usa-a, por exemplo, para perceção e planeamento da condução. Graças à IA, o veículo pensa no futuro, presta atenção ao que os outros utentes da estrada podem estar a fazer e calcula os próximos passos para chegar ao destino em segurança. A versão do segmento de entrada já incorpora funções essenciais de segurança e conforto no veículo. O carro usa isto para regular a sua velocidade e distância do veículo à frente, dependendo da situação, e mantém-se na faixa quando as marcações desta são claramente visíveis. Esta variante pode ser implementada como uma solução puramente de câmara com a nova câmara multifunções da Bosch, mas também pode ser complementada com até cinco sensores de radar, dependendo dos requisitos de segurança (de um país). A variante para o segmento médio desbloqueia funções ainda mais extensas. Por exemplo, um assistente de manutenção de faixa alargado que também consegue lidar com marcações de faixa que não são visíveis em determinados locais. Nesta variante, a Bosch combina as suas câmaras para perceção com sensores adicionais.
A capacidade de computação já não acontece na própria câmara, mas num computador central do veículo mais potente, como se está a tornar padrão em carros com software. Graças à Bosch, o veículo domina cenários de tráfego mais complexos, o que aumenta ainda mais o conforto e a segurança na condução em autoestradas e em tráfego intenso. O sistema também presta atenção e apoia o condutor. A Bosch já está a introduzir a condução mãos-livres na autoestrada nesta variante, desde que o quadro legal no respetivo país o permita. Isto significa que o condutor pode tirar as mãos do volante por vezes, mas continua a ser responsável. A variante para o segmento alto representa o auge da assistência à condução da Bosch. Utiliza um cinto de vídeo de 360 graus e impressiona com uma capacidade de computação ainda maior, para que o veículo possa lidar com cruzamentos urbanos com facilidade e entrar e sair de rotundas com segurança. A condução mãos-livres é estendida ao tráfego urbano nesta versão, desde que os requisitos legais nos mercados o permitam. A Bosch tem em conta os vários requisitos regulamentares e avaliações de segurança.
A família de produtos ADAS da Bosch entra em produção em série em meados de 2025
A variante de equipamento para o segmento médio entrará em produção em série com um fabricante chinês em meados deste ano. Os utilizadores deste sistema beneficiarão de um sistema de assistência ligado ao sistema de navegação, que é particularmente popular entre os clientes chineses. O veículo executa de forma independente manobras de condução ao longo da rota inserida, como por exemplo mudar de faixa em autoestradas. O condutor permanece responsável e deve estar pronto para intervir a qualquer momento. Esta função torna a condução no tráfego intenso das cidades chinesas mais cómoda e segura. A Bosch também já garantiu as suas primeiras encomendas para a versão do segmento alto, com o início da produção em série previsto para o verão de 2025. A Bosch já adquiriu meia dúzia de novos clientes para a família de produtos ADAS para os segmentos médio e alto na China, incluindo BAIC, Dongfeng e Jetour. A Bosch está, assim, a fortalecer continuamente a sua posição de liderança no mercado global de ADAS.
Novo sensor de radar com SoC da Bosch
Os sensores de radar são componentes-chave dos sistemas de assistência ao condutor e os veículos modernos seriam inconcebíveis sem eles. Para a nova geração do seu sensor de radar, a Bosch desenvolveu e fabricou todos os elementos principais internamente, incluindo o chip de computação (SoC). O novo sensor de radar da Bosch utiliza a "tecnologia RF CMOS", que permite a integração eficiente de circuitos digitais e de alta frequência num único chip. O tamanho da estrutura dos transístores de apenas 22 nanómetros torna o chip particularmente poderoso e eficiente, apesar da sua pequena dimensão. A Bosch é o primeiro fornecedor de Nível 1 no mercado a introduzir esta tecnologia na produção em série.
Nova geração da câmara multifunções
Com a crescente penetração no mercado de funções de assistência ao condutor mais extensas nos segmentos de preços mais baixos, as soluções de câmara de alto desempenho, mas acessíveis, estão a ganhar importância de forma constante. A nova câmara multifunções da Bosch permite funções de condução e estacionamento assistidos (até ao nível 2 da SAE) a partir do segmento de entrada. A produção em série está agendada para começar em 2026, inicialmente no mercado chinês. O próprio módulo de processamento de imagem ótica da Bosch na nova geração de câmaras garante uma nitidez e precisão ideais durante todo o tempo de vida útil do produto, mesmo em temperaturas altamente variáveis. A câmara é particularmente durável, com um desempenho funcional consistentemente estável.
Com o seu sensor de imagem de 8 megapixels, um campo de visão horizontal de 120 graus e um alcance de deteção de até 300 metros, a câmara permite funções de segurança e conveniência para a condução assistida. Estas incluem cruise control adaptativo e controlo de distância, travagem de emergência dentro da sua própria faixa, manutenção da faixa em áreas urbanas e deteção e paragem em semáforos vermelhos.
A nova câmara multifunções é a interface central para a fusão de vários dados de sensores. Isto significa que a câmara combina os dados do seu próprio sensor de imagem e adicionalmente de até cinco radares e outros sensores, como câmaras de monitorização do condutor ou sensores interiores. Esta abordagem integrada permite que os OEMs cumpram de forma fiável as regulamentações ADAS obrigatórias (por exemplo, o Regulamento Geral de Segurança), melhorem a segurança na condução e apoiem o condutor na autoestrada (por exemplo, com mudanças de faixa assistidas).
Localização segura em todas as situações de condução
Para a condução assistida e automatizada, é essencial que os veículos se possam localizar de forma precisa e segura em todos os momentos. Mesmo em condições de visibilidade difíceis e na ausência de marcações de faixa ou se o sinal do sistema global de navegação por satélite (GNSS) falhar – por exemplo, ao conduzir através de um túnel – é essencial que a localização do veículo possa ser determinada de forma fiável. Esta é a única forma de garantir um alto nível de disponibilidade funcional. Na maior feira automóvel da China, a Bosch está a apresentar pela primeira vez a nova geração da sua unidade de medição inercial (IMU) de alto desempenho, que foi especialmente concebida para aplicações ADAS e de dinâmica de veículos. Os veículos inclinam-se ao travar, inclinam-se para um lado (rolamento) ou cambaleiam (guinada) ao fazer curvas. Além destes movimentos, a unidade de sensor inercial mede a aceleração vertical, longitudinal e lateral do veículo. A partir disto, pode calcular com precisão a mudança relativa na posição do veículo, permitindo-lhe manter a rota originalmente planeada com apenas um desvio mínimo. Com diferentes variantes de produto, a Bosch oferece um elevado grau de escalabilidade, desde a variante de segmento de entrada de baixo custo para condução assistida até ao sensor de alto desempenho para condução automatizada até ao nível 4 da SAE. A Bosch utiliza módulos de sensor que são fabricados nas instalações de produção da própria empresa e, além de uma compreensão profunda do sistema, pode recorrer a uma vasta gama de experiência de mais de três décadas de desenvolvimento de tais sensores inerciais.
Crescente importância da China para o desenvolvimento global
O mercado chinês desempenha um papel importante para a Bosch. Soluções inovadoras são desenvolvidas aqui e levadas à maturidade do mercado particularmente rapidamente. Graças à sua presença local de décadas, a Bosch entende as necessidades dos consumidores chineses. Juntamente com o seu parceiro de desenvolvimento WeRide, o grupo tecnológico levou com sucesso a Bosch Advanced Driving Solution, um sistema de Nível 2++, para a produção em série no fabricante chinês Chery no final de 2023.
A procura por sistemas avançados de assistência ao condutor que deixam o condutor no controlo é particularmente alta entre os fabricantes chineses. Mais de metade dos carros novos vendidos na China em 2024 apresentavam soluções de Nível 2 ou superior. Espera-se um rápido crescimento até ao final da década.